Descrição do produto
Estratégias para Economia Tributária. Bases, alíquotas, formação dos preços de bens e serviços e a associação destes de acordo com o perfil e porte econômico empresarial; De acordo com a Legislação para 2019.
Data/Cidade:
10 e 11 de Janeiro de 2019 (quinta e sexta-feira) – Joinville SC – Auditório na Região Central
17 e 18 de Janeiro de 2019 (quinta e sexta-feira) – São Paulo SP Espaço de Eventos na Av. Paulista
24 e 25 de Janeiro de 2019 (quinta e sexta-feira) – Porto Alegre RS – Auditório na Região Central
31 de Janeiro e 01 de Fevereiro de 2019 (quinta e sexta-feira) – Rio de Janeiro RJ – Auditório na Região Central
07 e 08 de Fevereiro de 2019 (quinta e sexta-feira) – São Paulo SP Espaço de Eventos na Av. Paulista
14 e 15 de Fevereiro de 2019 (quinta e sexta-feira) – Campinas SP – Auditório na Região Central
21 e 22 de Fevereiro de 2019 (quinta e sexta-feira) – Natal RN – Auditório na Região Central
28 de Fevereiro e 01 de Março de 2019 ( (quinta e sexta-feira) – Recife PE – Auditório na Região Central
14 e 15 de Marco de 2019 (quinta e sexta-feira) – Belo Horizonte MG – Auditório na Região Central
21 e 22 de Marco de 2019 (quinta e sexta-feira) – Salvador BA – Auditório na Região Central
28 e 29 de Março de 2019 (quinta e sexta-feira) – Goiânia GO Auditório na Região Central
Carga horária: 15 horas presencial e plantão de dúvidas (e-mail ou Skype.
Horário: 08h30 às 12h e das 13h às 18h – Turmas abertas.
Apresentação
Breve Relato: Ações – Ética – Economia Tributária – Sobrevivência Empresarial.
Material Didático: conteúdo estruturado em módulos, legislação agregada e materiais de apoio. A apostila é um Manual com exemplos práticos detalhados, modelos, planilhas e outros.
Material Extra eletrônico: Normas e Textos Legais em Destaque; Guia de Lançamentos Contábeis – Reflexos de Ações de Planejamento Tributário e Estratégico; Planilhas Excel associadas aos temas; Estudos e comentários;
Modelos de Documentos (controles, consultas tributárias, mapas de apropriações e outros).
Metodologia: aula expositiva e interativa, com o uso de equipamentos e ferramentas adequadas (slides, planilhas, aplicativos da RFB e outros) e avaliação intermodular (exemplos, casos, perguntas e respostas).
Público: Profissionais da área contábil, gestores tributaristas e demais profissionais.
Objetivo: conhecimento, atualização, gerenciamento e tomada de decisões.
Conteúdo programático:
1. Normas e textos legais em destaque
• LC 104/2001;
• Leis nºs 12.973/2014, 10.867/2002, 10.833/2003 e outras.
• Pontos de Reflexão: Planejamento X Ética X Empresa Competitiva; Empresas no Contexto Governamental;
• Elisão/Evasão face à LC nº. 104/2001.
• Planejamento Tributário: casos, épocas, períodos e decisões econômicas que possam produzir efeitos favoráveis ou desfavoráveis nas empresas;
• Planejamento Estratégico: análise das situações operacionais e as ações esperadas face aos efeitos tributários.
2. Tributos
• Visão Geral: bases, alíquotas, formação dos preços de bens e serviços e a associação destes de acordo com o perfil e porte econômico empresarial;
• PIS e Cofins Não Cumulativos nas Empresas: casos em que resultou redução de carga tributária, mesmo com a elevação das alíquotas em 153,42%;
• Quadro Comparativo Básico: tributação real, presumido e simples.
3. Planejamento Tributário
• Definitivas e Periódicas: Tributação do lucro, variação cambial e outras;
• Análise, Reinterpretação e Discussões Judiciais: aplicação das normas, determinação do “quantum” devido ao fisco e o aproveitamento de valores;
• Pagamento das Estimativas: Receita bruta ou em balanços;
• Postergação de Efeitos Tributários;
• Operações com Pessoas Ligadas: distribuição de dividendos, lucros, juros remuneratórios e obtenção de capital de giro;
• Aproveitamento de Valores – Deduções: tributos retidos pela fonte (IR, CSLL, PIS, Cofins) e os créditos não-cumulativos;
• Cuidados Especiais: benefícios indiretos, gratificações x 13º salário, prestação de serviços e quaisquer operações com vantagens.
• Conclusivas até o Encerramento do Ano-Calendário:
• Redução por Benefícios Fiscais: PAT, Doações, Lei Roaunet, Incentivo a Cultura, PDTI, PDTA, Inovação Tecnológica e outros;
• Preços de Transferência: determinação da MAP – Média Aritmética Ponderada (pessoas ligadas no exterior ou em paraísos fiscais);
• Gratificação ou Participação nos Lucros (PLR);
• Provisões de Valores: facultativas ou obrigatórias e os efeitos tributários quanto à dedutibilidade;
• Ajustes ao Lucro: conceitos de dedutibilidade em custos, despesas e quaisquer gastos necessários para a manutenção da fonte produtora;
• Carga Tributária – PIS e Cofins: elementos relacionados com o Valor Agregado (VA) para fins de redução da carga no aproveitamento dos créditos não cumulativos.
4. Planejamento estratégico
• Estratégias Operacionais: previamente discutidas pela empresa e seus efeitos tributários:
• Modernização do Parque Industrial: estímulo fiscal da CSLL e aproveitamento dos créditos em prazos menores;
• Redirecionamento ou Renegociação de Compras: mediante ao prévio conhecimento da carga tributária em determinados produtos ou empresas;
• Terceirização e Cooperativas: casos em que se aplicam e cuidados especiais;
• Inovação Tecnológica: antecipação dos efeitos tributários no período dos gastos e efeitos tributários em dobro;
• Doações – Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente: em algumas situações poderá resultar em “custo zero”;
• Incentivos Culturais e em Esportes:imagem da empresa na mídia e dedução que poderá ser de até 60% do valor gasto.
• Estratégias Financeiras: que possibilitem o grau de capital de giro e índices sustentáveis de solvência nas empresas:
• Parcelamento de Débitos: pela transferência para o passivo não circulante a ser exigido em longo prazo;
• Aproveitamento de Créditos “Podres”: tais como ressarcimento de IPI e dos créditos do PIS e da Cofins;
• Operações com Leasing e Lease-Back;
• Títulos de Crédito: situações de desconto de duplicatas, caução e nas demais vinculadas com factoring;
• Compensação de Valores – PER/DComp: casos de créditos com débitos próprios, inclusive decorrentes de responsabilidade tributária;
• Outras Ações: empréstimos de sócios, AFAC, contratos de empréstimos mútuos, linhas de crédito governamentais, aumento ou abertura de capital e outras.
Societárias: operações com outras pessoas jurídicas
• Cisão, Fusão e Incorporação: observando as regras na compensações de prejuízos e melhor logística operacional e distributiva;
• Grupo de Empresas: operações inter companies, nos limites de elisão fiscal;
• Consórcio de Sociedades efeitos independentes em cada consorciada;
• SCP – Sociedade em Conta de Participação: operações em prazo determinado, sem efeitos tributários.
• Legislação Falimentar:
• Análise de riscos e as demais relacionadas com a Lei nº. 11.101/2005 e seus efeitos tributários;
• Pedido formalizado pelo próprio Devedor: visando viabilizar a superação de crise econômico-financeira;
• Plano de Recuperação de Empresas: habilitação, concessões de prazos e condições especiais.
Instrutor: Wilson Galdino
o Consultor Empresarial na área contábil Tributária há 20 anos, em empresas no segmento de indústria, comércio e serviços.
o Especialista em Inteligência Fiscal na elaboração de rotinas eletrônicas na validação e confronto.
o Contador, Economista, Especialização em Contabilidade Internacional; Especialização em Tributos Federais e Contabilidade;
o Especialização em Contabilidade Internacional (Universidade La Salle de Sud América) e Contabilidade Tributária.
o Especialista em Inteligência Fiscal na elaboração de rotinas eletrônicas na validação e confronto.
o Cargos Ocupados: Contador, Consultor Especialista, Instrutor de Treinamentos Empresariais, Editor de Obras (Contábeis e Tributárias) em empresas multinacionais nos setores de indústria metalúrgica, comércio e serviços em operações no Brasil e no Exterior (Brasil, Chile, Estados Unidos, Portugal e Alemanha).
o Instrutor de treinamentos na área Contábil Tributária, em todo o Brasil há 20 anos. Pela a Facio e Treinamentos desde 2006 na região Sul e SP, com excelente avaliação em todos os eventos.
Programação do evento
– Horário: 09h às 18h
– Carga Horária: 08h/aula
– Recepção e Entrega do material: A partir das 08h30
- 09h Início do curso
- 10h30 Coffee Break
- 12h30 Intervalo para Almoço
- 13h30 Retorno para o treinamento
- 18h Encerramento do treinamento.Inclui: Material didático e de apoio, Coffee break e Certificado de participação.
Investimento: R$ 1.898,00 Com desconto para inscrições antecipadas.
Inscrições confirmadas até 20/12/18 = R$ 1.698,00
Inscrições confirmadas de 21/12/18 a 09/01/19 = R$ 1.798,00
Inscrições confirmadas após 09/01/19 Valor normal = R$ 1.898,00
Desconto para mais de uma inscrição: 5% para 02; 10% para 03 e para 04 ou mais inscrições 20%.
Para grupos e in company Contate-nos e confira as vantagens. E-mail: inscricao@facioeventos.com.br
Forma de pagamento: Boleto Bancário e e-NF direto pela Facio Treinamentos, vai por E-mail. Cartão de Crédito (parcelado) via PagSeguro.
PARA INSCRIÇÃO:
Se o faturamento for para Pessoa Jurídica é necessário informar o CNPJ da empresa para emissão do faturamento; contato do responsável pelas inscrições e nome completo e e-mail dos participantes. E-mail: inscricao@facioeventos.com.br
Ou direto no Site:
Obs. Inscrição com pagamento via Cartão de Crédito direto no site.
Retornamos confirmando o recebimento e para combinar os detalhes sobre o vencimento/pagamento e do local de realização.
Mais Informações:
E-mail: inscricao@facioeventos.com.br
Fone: (41) 3015-4154